Dash19
Salvar publicação

Fórmula de cálculo das taxas, impostos e outros

Fórmula de cálculo das taxas, impostos e outros

É a parcela gasta com no pagamento de taxas e impostos como: licenciamento do veículo, IPVA, DPVAT, seguro obrigatório, etc.

Fórmula de cálculo

Taxas = Taxa de licenciamento + IPVA + Seguro obrigatório + seguro do casco
12

Leia abaixo, mais sobre esse assunto:

IPVA

O Imposto sobre Veículos Automotores – IPVA constitui tributo estadual, cobrado sob forma de alíquota sobre o valor do veículo.

Em São Paulo esta alíquota é de 1,5% ao ano, cobrada nos três primeiros meses do ano. Seu valor costuma ser publicado pelos jornais, no final do ano anterior e pode ser encontrado no site de Fazenda estadual.

A planilha da NTC aplica a alíquota de 1,5% diretamente sobre o preço do veículo novo. No entanto, a maneira mais exata de se apropriar o custo do IPVA consiste em fazer uma média do custo do tributo para todos os veículos de diferentes idades do mesmo modelo da frota.

NOTA: As alíquotas do IPVA variam de estado para estado. Confira onde é mais barato licenciar seu veículo. Clique aqui para verificação da Alíquota e para Cálculo e Geração de Guia - IPVA e DPVAT nos principais estados brasileiros.

Seguro obrigatório (DPVAT)

A partir de 1999, o seguro obrigatório, DPVAT, que cobre riscos contra terceiros em acidentes, passou a ser cobrado junto com o IPVA.

Seu valor é pequeno R$ 54,36 por caminhão, incluído o IOF de 7%.

Licenciamento

Existe uma pequena taxa de licenciamento anual, que é de R$ 10,20 em São Paulo. A esta taxa deve ser acrescidas despesas com despachante ou funcionário especializado.

Seguro do “casco”

O seguro contra colisão, incêndio e roubo, também conhecido como seguro do “casco” é facultativo. Suas taxas variam conforme o veículo seja mais ou menos vIsados pelos ladrões. Mas, em geral, o custo é bastante elevado, alcançando cerca de 7,2% mais custo da apólice e IOF (7%).

Essa despesa só se justificaria se houvesse uma perda total de um veículo a cada 13 por ano. Além disso, o seguro costuma exigir uma franquia (despesa mínima não coberta), embora a maioria dos acidentes sejam de pequeno valor.

Por isso, a maioria das transportadoras não realiza este seguro, preferindo correr o risco. De qualquer maneira, tanto as planilhas da NTC quanto as das revistas especializadas incluem o seguro do “casco”.

Seguro de responsabilidade civil

Embora não incluído nas planilhas das revistas especializadas, o seguro de responsabilidade civil facultativo, tanto contra danos materiais (RCF-DM) quanto contra danos pessoais (RCF-DC) é adotado pela NTC como custo fixo dos caminhões.

O custo do prêmio é fornecido pela seguradora e varia conforme o valor da cobertura desejada pela transportadora.

Fonte: NTC

Salvar publicação