Requisitos para trânsito de veículos porta-contêineres
O trânsito de veículos porta-contêineres está regulamentado, no Brasil, por uma série de resoluções e portarias, em especial, as abaixo:
Portaria 04/86 do Denatran
Especifica os principais tipos de veículos (chassi) utilizados no transporte de contêineres
· CHASSI 02 EIXOS PARA CONTÊINER DE 20'
A - Comprimento Médio Total = 7,01 m
B - Altura Solo = 1,39 m
C - Quantidade de Twist Locks = 04
D - Tara Média = 3.310 Kg
E - Capacidade Média de Carga = 21.690 Kg
F - Distância entre Eixos = 1,25 m
G - Largura = 2,41 m
H - Distância Pino Rei = 0,45 m
I - Distância do Sup. Vertical = 2,68 m
· CHASSI 03 EIXOS PARA CONTÊINER DE 20'
A - Comprimento Médio Total = 7,30 m
B - Altura Solo = 1,48 m
C - Quantidade de Twist Locks = 04
D - Tara Média = 5.200 Kg
E - Capacidade Média de Carga = 28.300 Kg
F - Distância entre Eixos = 1,25 m
G - Largura = 2,41 m
H - Distância Pino Rei = 0,45 m
I - Distância do Sup. Vertical = 3,00 m
· CHASSI 02 EIXOS PARA CONTÊINER DE 40'
A - Comprimento Médio Total = 12,30 m
B - Altura Solo = 1,50 m
C - Quantidade de Twist Locks = 08
D - Tara Média = 4.400 Kg
E - Capacidade Média de Carga = 20.700 Kg
F - Distância entre Eixos = 1,25 m
G - Largura = 2,41 m
H - Distância Pino Rei = 0,76 m
I - Distância do Sup. Vertical = 3,72 m
· CHASSI 03 EIXOS PARA CONTÊINER DE 40'
A - Comprimento Médio Total = 12,30 m
B - Altura Solo = 1,50 m
C - Quantidade de Twist Locks = 08 e 12
D - Tara Média = 5.840 Kg
E - Capacidade Média de Carga = 27.660 Kg
F - Distância entre Eixos = 1,25 m
G - Largura = 2,41 m
H - Distância Pino Rei = 0,76 m
I - Distância do Sup. Vertical = 3,72 m
· 20’ 3 EIXOS REBAIXADOS
Usado normalmente no transporte de CNTR Iso-Tank
A - Comprimento Médio Total = 12,30 m
B - Altura Solo = 1,20 m
C - Quantidade de Twist Locks = 08
D - Tara Média = 6.500 Kg
E - Capacidade Média de Carga = 26.000 Kg(I)/29.000 kg(II)
F - Distância entre Eixos = 1,25 m
G - Largura = 2,41 m
H - Distância Pino Rei = 0,60 m
I - Distância do Sup. Vertical = 3,05 m
A - Comprimento Médio Total = 12,30 m
B - Altura Solo = 1,50 m
C - Quantidade de Twist Locks = 08 e 12
D - Tara Média = 5.840 Kg
E - Capacidade Média de Carga = 27.660 Kg
F - Distância entre Eixos = 1,25 m
G - Largura = 2,41 m
H - Distância Pino Rei = 0,76 m
I - Distância do Sup. Vertical = 3,72 m
Resolução Nº 213 de 13 de novembro de 2006
Fixa requisitos para a circulação e para concessão de Autorização Especial de Trânsito – AET para veículos transportadores de contêineres com altura superior a 4,40 m e inferior ou igual a 4,60 m, pela autoridade com circunscrição sobre a via pública a ser utilizada, com prazo de validade máximo de 1(um) ano.
Resolução Nº 725/88
Fixa os requisitos de segurança para circulação de veículos transportadores de Contêineres, com base na qual, somente poderão transitar nas vias terrestres abertas à circulação pública, transportando Contêineres, os veículos especialmente fabricados ou adaptados para este tipo de transporte, que atendam aos requisitos desta Resolução.
Art. 65 da Resolução 11/04 do DNIT
Segundo o artigo acima o transporte integrado de mercadorias, através de contêineres (cofres de cargas), será enquadrado na Resolução 11/04 do DNIT, apenas quando houver excesso de peso, de dimensões ou ambos. O mesmo realizar-se-á mediante a concessão de AET e atendimento dos dispositivos de segurança constante da legislação de trânsito vigente.
Lei 6.288, de 11 de dezembro de 1975
Dispõe sobre a utilização, movimentação e transporte, inclusive intermodal, de mercadorias em unidades de carga, e dá outras providências. Este Decreto-Lei foi regulamentado pelo
Decreto nº 80.145, de 15 de agosto de 1977
Regulamenta a Lei nº 6.288, de 11 de dezembro de 1975, que dispõe sobre a unitização, movimentação e transporte, inclusive intermodal, de mercadorias em unidades de carga, e dá outras providências.
Normas Brasileiras Registradas de números 7.475 e 7.476, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO;
Norma ABNT 5978/80
Norma ABNT 5978/80: tipos, capacidades e medidas
Tipo de contêiner |
Comprimento* |
Largura* |
Altura* |
Peso bruto máximo (kg)1 |
Volume útil médio (m3)2 |
Carga útil média (kg)3 |
Conven-cional m |
Nominal mm |
Tole-rância mm |
Nominal mm |
Tole-rância mm |
Nominal mm |
Tole-rância mm |
1 AA 1 A (40 pés) 1 AXcomprimento
|
- 12 - |
- 12192 - |
0 -10 - |
- 2438 - |
0 -5 - |
2591 2438 <2438 |
0 -5 - |
- 30480 - |
67 61 - |
27000 27000 - |
1 BB 1 B (30 pés) 1 BX comprimento
|
- 9 - |
- 0.125 - |
0 -10 - |
- 2438 - |
0 -5 - |
2591 2438 <2438 |
0 -5 - |
- 25400 - |
50 45 - |
23000 23000 - |
1 CC 1 C (20 pés) 1 CX comprimento
|
- 6 - |
- 6058 - |
0 -6 - |
- 2438 - |
0 -5 - |
2591 2438 <2438 |
0 -5 - |
- 20320 - |
33 30 - |
18000 18000 - |
1 D (10 pés) 1 DX comprimento
|
- 3 |
- 2991 |
- -5 |
- 2438 |
- -5 |
2438 <2438 |
- -5 |
- 10160 |
14,4 - |
9000 - |
1) O termo "peso bruto" é usado no sentido de peso máximo que pode ser atingido pelo contêiner com seu conteúdo total.
2) e 3) Valores observados na prática, podendo variar em função do material empregado e do tipo de construção.
* Dimensões externas.
As dimensões internas são obtidas subtraindo-se, dos valores nominais, 15 a 20 cm no comprimento, cerca de 1 cm na largura e 20 a 30 cm na altura.
Requisitos para obtenção de AET para contêineres com altura superior a 4,40 m e inferior ou igual a 4,60 precisam de AET
Requisitos para obtenção de AET no DER/SP
Requerimento em formulário padrão, informando o tipo de tração do cavalo
Documento do semi-reboque, vide modelo
Relação de rodovias com restrição à circulação a ser impressa no verso da AET
Veja como é a AET do DER
Requisitos para obtenção de AET na CET/SP
Requerimento em formulário padrão, informando o tipo de tração do cavalo
Inscrição de nota, confira aqui>>>
Veja como é a AET da CET
Limites de pesos brutos/containers:
20' - capacidade máxima: 18 t + 2.32 t (tara) = 20.32 t
40' - capacidade máxima: 27 t + 3.48 t (tara) = 30.48 t
Tipos de contêiners
|
Interior Dimensions |
Door Opening |
Top Opening |
Tare Weight |
Cubic Capacity |
Payload |
|
L 5,919 mm W 2,340 mm H 2,380 mm |
W 2,286 mm H 2,278 mm |
|
1,900 Kg 4,189 lbs |
33.0 cbm 1,165 cu ft |
22,100 Kg 448,721 lbs |
|
L 12,045 mm W 2,309 mm 2,379 mm |
W 2,280 mm H 2,278 mm |
|
3,084 Kg 6,799 lbs |
67,3 cbm 2,377 cu ft |
27,396 Kg 60,397 lbs |
|
L 12,056 mm W 2,347 mm 2,684 mm |
W 2,340 mm H 2,585 mm |
|
2,900 Kg 6,393 lbs |
76,0 cbm 2,684 cu ft |
29,600 Kg 65,256 lbs |
|
L 5,428 mm W 2,226 mm 2,240 mm |
W 2,286 mm H 2,188 mm |
|
2,940 Kg 6,482 lbs |
27,5 cbm 971 cu ft |
24,060 Kg 53,043 lbs |
|
L 11,207 mm W 2,246 mm 2,183 mm |
W 2,216 mm H 2,188 mm |
|
4,840 Kg 10,670 lbs |
54,9 cbm 1,939 cu ft |
25,640 Kg 56,526 lbs |
|
L 11,628 mm W 2,294 mm 2,509 mm |
W 2,290 mm H 2,535 mm |
|
4,430 Kg 9,766 lbs |
66,9 cbm 2,363 cu ft |
28,070 Kg 61,883 lbs |
|
L 5,919 mm W 2,340 mm 2,286 mm |
W 2,286 mm H 2,251 mm |
5,425 mm 2,222 mm |
2,174 Kg 4,793 lbs |
31,6 cbm 1,116 cu ft |
21,826 Kg 48,117 lbs |
|
L 12,043 mm W 2,340 mm 2,272 mm |
W 2,279 mm H 2,278 mm |
11,585 mm 2,162 mm |
4,300 Kg 9,480 lbs |
64,0 cbm 2,260 cu ft |
26,181 Kg 57,720 lbs |
|
L 5,662 mm W 2438 mm 2,327 mm |
|
|
2,530 Kg 5,578 lbs |
|
21,470 Kg 47,333 lbs |
|
L 5,946 mm W 2,126 mm 2,233 mm |
|
|
2,900 Kg 6,393 lbs |
|
27,100 Kg 59,745 lbs |
|
L 12,080 mm W 2,438 mm 2,103 mm |
|
|
5,480 Kg 12,081 lbs |
|
25,000 Kg 55,115 lbs |
Fonte: União Cargo