Dash19
Salvar publicação

Transporte de produtos siderúrgicos com dimensões excedentes

A Resolução Nº 293, de 29 de setembro de 2008, que trata do transporte de produtos siderúrgicos inclui nesta categoria os seguintes produtos: barra, bobinas, chapas, lingotes, perfis, sucata, tarugo, tubos e vergalhão

Os principais requisitos estabelecidos pela Resolução 293/08 do Contran e seus Anexos dizem respeito à amarração das cargas e a obrigatoriedade do porte de Autorização Especial de Trânsito, em especial para o transporte de Chapas Metálicas com largura máxima de até 3,20m e para o transporte de Tubos em pirâmide, vide figura abaixo, com largura máxima de até 3,20m e alturaa máxima de até 4,70.

ATENÇÃO: SE A CARGA NÃO EXCEDER AS DIMENSÕES REGULAMENTARES, NÃO É PRECISO REQUERER AET.

Legislação

Resolução Nº 293, de 29 de setembro de 2008

Fixa requisitos de segurança para circulação de veículos que transportem produtos siderúrgicos e dá outras providências.

Guia para obtenção de AET

O requerimento de AET para o transporte de cargas sidrúrgicas (somente para os casos em que a carga exceda as dimensões regulamentares) deve ser feito da mesma maneira que para o transporte de cargas especiais junto aos órgãos com jurisdição sobre a via.

Nos dois casos se se tratar do transporte de mais de uma carga o Pedido de AET deve observar os limites de pesos legais, ou seja aqueles definidos pela Resolução 210/06 do Contran.

Saiba mais: Leia artigo do Eng.º Neuto Reis sobre o transporte de bobinas. Clique aqui>>> 

Salvar publicação