Dash19
Salvar publicação

Como transportar cargas com excesso de largura

O gráfico abaixo mostra que quase 40 mil conjuntos transportadores portadores de AET em 2015 apresentaram largura superior a 3,50 metros, o que significa dizer que quase 40 mil conjuntos transportadores ocuparam uma ou mais faixas de pista para transitarem.


Fonte: DNIT

Os conjuntos transportadores com excesso de largura impactam a segurança do trânsito, podem causar danos à infraestrutura viária e a própria segurança do transporte. Com relação a esse aspecto em particular, no transporte de cargas muito largas dois cuidados em especial devem ser tomados: o relacionado à amarração da carga e, em especial, o relacionado à largura da plataforma de carga do veículo. Em outras palavras quanto maior for a largura da carga, maior deve ser a largura da plataforma de cargas dos reboques e/ou semirreboques.

Em princípio quanto menor a altura da plataforma de carga da carreta melhor para a estabilidade do conjunto, no entanto, obstáculos como guard-rail, defensas, praças de pedágio e outros podem exigir carretas com plataforma de carga alta.

Holcim Cimentos

Holcim Cimentos

Imagem relacionada

Imagem relacionada

Salvar publicação