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Como se determina a quilometragem das rodovias federais

A quilometragem das rodovias não é cumulativa de uma Unidade da Federação para a outra.


Assim, toda vez que uma rodovia inicia dentro de uma nova Unidade da Federação, sua quilometragem começa novamente a ser contada a partir de zero. O sentido da quilometragem segue sempre o sentido descrito na Divisão em Trechos do Plano Nacional de Viação e, basicamente, pode ser resumido da forma abaixo:
 

Rododovias Radiais – o sentido de quilometragem vai do Anel Rodoviário de Brasília em direção aos extremos do país, e tendo o quilometro zero de cada estado no ponto da rodovia mais próximo à capital federal.

 

Rodovias Radiais.jpg

Rodovias radiais


Rodovias Longitudinais – o sentido de quilometragem vai do norte para o sul. As únicas exceções deste caso são as BR-163 e BR-174, que tem o sentido de quilometragem do sul para o norte.
 

Rodovias longitudinais


Rodovias Tranversais – o sentido de quilometragem vai do leste para o oeste.

Rodovias transversais

 

Exemplo comum de rodovia brasileira
Foto de Irene Nobrega

 

Sistema rodoviário brasileiro, com as rodovias duplicadas destacadas em vermelho. O estado de São Paulo tem a melhor malha viária do país.

Rodovias Diagonais – a quilometragem se inicia no ponto mais ao norte da rodovia indo em direção ao ponto mais ao sul. Como exceções podemos citar as BR-307, BR-364 e BR-392.
 

Rodovias diagonais

Rodovias de Ligação – geralmente a contagem da quilometragem segue do ponto mais ao norte da rodovia para o ponto mais ao sul. No caso de ligação entre duas rodovias federais, a quilometragem começa na rodovia de maior importância.

Rodovias de ligação

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