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Passo a passo para a roteirização do transporte de cargas excedentes?

Como é que se faz a roteirização do transporte

Escolhendo dentre as rotas alternativas, que apresentem viabilidade estrutural e geométrica para o transporte da carga, aquela ou aquelas que garanta(m):

  1. a segurança da carga, do trânsito e preservação da infraestrutura (pontes, pavimentos e demais equipamentos e instalações publicas);
     
  2. o atendimento aos prazos contratuais (Transit Time)
     
  3. apresente a distância de transporte
     
  4. resulte no menor custo operacional e
     
  5. e, se possível, no menor custo com taxas e tarifas

A roteirização do transporte de cargas excedentes precisa ser analisada por etapas.

1º passo - escolher a rota conhecida ou uma rota já utilizada pela empresa, de preferência em conjunto com o motorista ou se necessário com os batedores da empresa o que costuma acompanhar os transportes executados pela empresa

2º passo - verificar se para o transporte em questão a rota indicada apresenta viabilidade geométrica e estrutural.

 

3º passo – validada a rota, levantar os custos com taxas e tarifas. Para fazer isso é necessário mapear as rodovias e determinar se elas são federais, estaduais ou municipais, além de saber se são concessionadas e/ou delegadas.

Feita a classificação das rodovias que compõem o percurso, para levantar os custos com taxas e tarifas é preciso analisar a legislação de cada órgão com jurisdição sobre cada rodovia, seja ela federal, estadual, municipal e ainda se quais delas são concessionadas.

Nas rodovias concessionadas é normal a cobrança de tarifa de pedágio.

Regra geral os órgãos com jurisdição sobre a malha viária costumam cobrar as seguintes taxas e tarifas:

- Taxas de expediente para concessão de AET
- Tarifas de utilização da via, como exemplo a TUV pelo DNIT
- Taxas para remoção de reposição de sinalização e instalações publicas, como redes de energia elétrica, telefonia, TV a cabo, internete e outras,
- Taxas e tarifas para acompanhamento de travessias por batedores policiais e ou de concessionárias de rodovias (paulistas)
- Tarifas sobre as chamadas operações especiais, no sistema Anchieta/Imigrantes

 

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